quinta-feira, 12 de março de 2009

Estética e Rupturas

Curso: Aluna Especial da Programa de Pós Graduação da USP/ Estética e Rupturas
Ontem, 11 de Março de 2009, comecei o curso como Aluna Especial no Programa de Pós-Graduação da USP em ¨Estética & Rupturas¨. Tendo uma introdução sobre a Estética através dos tempos e Rupturas que foram surgindo para a Arte Contemporânea.
Através do Século XX, a visão do mundo mudou. ¨Ouse a usar a razão¨, a tentativa de sair do conhecimento comum, ser diferente da sociedade. Uma maneira de olhar o mundo e olhar o homem. Neste curso estaremos estudando Gombrich, Argan, Yung, Mario Pedrosa e muitos outros, mostrando suas formas de olhar a Arte.
O CONHECIMENTO É A ÚNICA COISA QUE O HOMEM TEM DELE
A palavra Estética vêm de AISTHESIS, que quer dizer Conhecimento Sensível. Então teremos acesso ao conhecimento sensível da arte através dos tempos. Platão cria o tempo ¨Idéia¨, fazer com que o homem tenha conhecimento. Vale lembrar do 7° Livro de A República, de Platão, onde é comentado O Mito da Caverna. Já no Século XVIII, Alexander Gottlieh Baumgarten (1714-1762), torna obrigatório a Estética como disciplina e estudo de arte. Uma busca de sentido da obra de arte.
Ficou para pesquisa pessoal o filme Tempo de Acordar, as experiências coletivas de Yung, o livro Cartas a Spinoza de Nise da Silveira (artista que trocou o tratamento de choque pelo estudo da arte). Lembrando que semana que vêm estaremos estudando Gombrich e como lição devemos ler a Introdução de Arte e Ilusão - A Psicologia da Representação Pictural e escolher um capítulo para ler. Sendo 2 laudas para retornar a aula.

Nenhum comentário:

Postagens Mais visitadas do Site: