Curso: OSESP 2009
Olá a todos,
Nesta semana finalizei as atividades de Notação Musical com os alunos da E.E. Octacílio de Carvalho Lopes e E.E. Luzia de Queiroz e Oliveira, passada para nós no Módulo 1 – primeiro semestre de 2010. Escolhi trabalhar a música com eles, pois já venho iniciando seus conhecimentos desde 2009, quando cursei pela primeira vez o “Descubra a Orquestra”. Portanto tenho um andamento com alunos que já vivenciaram uma orquestra e outros que nunca a assistiram, mas que estão mistos.
Os alunos já fizeram atividades de paisagem sonora na 6ª série e a mesma foi relembrada durante os procedimentos.
Inicialmente levei-os à uma sala vazia, com as carteiras arrumadas nos cantos para não atrapalharem. Com três turmas já havia pedido para que, em grupo, pensassem algum ritmo usando sons do corpo... sem conhecimento prévio (havia feito este pedido antes do módulo I – 2010). Com as duas salas restantes, iniciei a atividade através do jogo.
As três primeiras turmas realizaram a atividade que havia pedido como aquecimento, ficaram com muita vergonha e o resultado não foi muito bom, porém, acredito que o aquecimento foi bom, pois se soltaram mais na hora do jogo. Já as duas outras salas, ficaram ¨presos¨ e desistiam durante a atividade... a vontade de dançarem era tanta que queriam inventar seus próprios passos. Com muito esforço, a atividade saiu...
Voltaram para a sala de aula e expliquei sobre a Notação Musical, anotamos todas as batidas que fizemos. Após anotarem no caderno, repetimos o procedimento, mas desta vez com os alunos sentados.
Nesta semana finalizei as atividades de Notação Musical com os alunos da E.E. Octacílio de Carvalho Lopes e E.E. Luzia de Queiroz e Oliveira, passada para nós no Módulo 1 – primeiro semestre de 2010. Escolhi trabalhar a música com eles, pois já venho iniciando seus conhecimentos desde 2009, quando cursei pela primeira vez o “Descubra a Orquestra”. Portanto tenho um andamento com alunos que já vivenciaram uma orquestra e outros que nunca a assistiram, mas que estão mistos.
Os alunos já fizeram atividades de paisagem sonora na 6ª série e a mesma foi relembrada durante os procedimentos.
Inicialmente levei-os à uma sala vazia, com as carteiras arrumadas nos cantos para não atrapalharem. Com três turmas já havia pedido para que, em grupo, pensassem algum ritmo usando sons do corpo... sem conhecimento prévio (havia feito este pedido antes do módulo I – 2010). Com as duas salas restantes, iniciei a atividade através do jogo.
As três primeiras turmas realizaram a atividade que havia pedido como aquecimento, ficaram com muita vergonha e o resultado não foi muito bom, porém, acredito que o aquecimento foi bom, pois se soltaram mais na hora do jogo. Já as duas outras salas, ficaram ¨presos¨ e desistiam durante a atividade... a vontade de dançarem era tanta que queriam inventar seus próprios passos. Com muito esforço, a atividade saiu...
Voltaram para a sala de aula e expliquei sobre a Notação Musical, anotamos todas as batidas que fizemos. Após anotarem no caderno, repetimos o procedimento, mas desta vez com os alunos sentados.
A atividade se estendeu por mais uma aula, onde os alunos trocaram entre si suas seqüencias. Para casa, eles desenvolveram suas próprias partituras, tentaram escrever musicas que conheciam, tudo em grupo. Passei para eles o texto que recebemos sobre Notação Musical e finalizamos a atividade com brincadeiras sobre o que eles haviam anotado (coloquei as partituras dos grupos na lousa): hora as meninas batiam, hora os meninos, hora os dois... em um momento com palmas, outro com pés, outro com os dois.
Os resultados foram muito bons, os alunos ampliaram suas amizades, pois queriam se juntar no intervalo para treinarem e continuarem as “brincadeiras”. Foi muito positivo para a aula. É importante falar também do aluno W. , ele tem dificuldade rítmica e durante as aulas costuma ficar afastado – em um mundo interior. Nesta atividade ele conseguiu seguir a proposta e na hora de apresentar sua música conseguiu fazer a seqüencia sozinho e sem perder o ritmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário