domingo, 30 de outubro de 2011

Diwali - Festival das luzes para Lakshmi

Nesta semana aconteceu pela primeira vez em São Paulo um evento teatral para comemorar o Diwali (festival das luzes). O evento trouxe mais sobre o hinduísmo para São Paulo, uma cidade que apresenta diferentes culturas.
Fui para o Diwali com minha amiga Naru. Lá pudemos saber mais sobre os diferentes deuses do hinduísmo. Na entrada pudemos ouvir músicas para Lakshmi, fazer colares de flores e participar da criação de mandalas com purpurina (isto foi muito divertido).
Não posso deixar de dizer que o evento é voltado para Lakshmi, a deusa mãe, que nos atende por sua beleza, generosidade, riqueza e fartura. Ela é esposa de Vishnu, é representada sobre uma flor de lótus. No evento pudemos acender velas para Lakshmi, pedindo à ela algo pessoal.
A apresentação mostrava a história de duas mulheres, aparentemente mãe e filha, que pediam à Lakshmi sua beleza e generosidade. A Deusa dançava entre as personagens derramando seu poder sobre elas enquanto os anjos celestiais dançavam ao seu lado.
Outros elementos importantes na apresentação eram Vishnu e Ganesha, que assistiam a deusa e seu despertar. Sheva inicialmente estava deitado, mas não perdeu a oportunidade de dançar ao lado de sua esposa. Ganesha, o deus com cabeça de elefante, assiste atentamente sem sair do lugar.
Quando saímos da apresentação, recebemos um doce dentro de uma flor, um desenho de Sheva feito por André Bortolanza (diretor artístico do evento) e pudemos tirar fotografias com os personagens principais.
Foi um evento muito diferente e divertido. O ator que representou o Ganesha deve sofrer muito dentro da cabeça do personagem. Já Vishnu... era lindo. Se olharmos as representações e desenhos que existem destes deuses poderemos notar como a produção foi detalhista na criação do figurino. Parabéns a toda a equipe de "Diwali - O Festival das Luzes para Lakshmi" do Teatro Gazeta.
Seguem algumas fotos pessoais:

Nenhum comentário:

Postagens Mais visitadas do Site: